Exames Preventivos
Oximetria noturna: A oximetria noturna é um exame que mensura os níveis de oxigenação durante o sono. Trata-se de um oxímetro com memória que deixa gravado os níveis de saturação de oxigênio e frequência cardíaca noturnos. Esse exame pode ajudar a identificar diversas doenças e, consequentemente, tratá-las com maior segurança e assertividade. Tem grande aplicabilidade na apneia do sono, doenças neuromusculares e na DPOC.
Poligrafia: A poligrafia é um exame simples e prático de se realizar, pode ser feito no domicílio do paciente. Avalia as variabilidades cardiorrespiratórias do indivíduo durante o sono e pode auxiliar fortemente na identificação da SAOS.
Polissonografia: A PSG é considerada padrão ouro para identificação dos distúrbios do sono. Consiste em um teste multiparamétrico que estuda o sono e suas variáveis fisiológicas. Pode ser feito em laboratórios de sono ou no ambiente domiciliar, de acordo com as necessidades do paciente.
Espirometria: Exame que mede os volumes e capacidades pulmonares (quantidade de ar que existe dentro dos pulmões). Avalia se o paciente apresenta quadros obstrutivos como asma, bronquite, enfisema; ou restritivos como os que se apresentam na ELA, no Duchenne, na síndrome pós-poliomielite, na miastenia grave, no Guillaim-Barré e outras doenças neuromusculares. A espirometria também está indicada para avaliação dos colaboradores de diversas empresas.